terça-feira, 20 de abril de 2010

O amor


Essa semana estou muito romântica! Motivo: faço um ano de casada dia 25 de Abril!!!! Nessa minha eterna busca pela definição do amor...hahahahaha, brincadeira!
Eu gosto muito de ler textos de filósofos, jornalistas, autores, falando sobre o amor, sobre a convivência entre 2 pessoas, sobre a busca do par perfeito, ou da sua cara metade. E coincidentementeli na VEJA dessa semana, um texto muito interessante da Betty Milan, escritora e psicanalista, que faz uma coluna semanal na veja chamada Consultório Sentimental, com o tema "A completude não existe".
Pra quem assina VEJA e gosta do assunto, tem que acompanhar a coluna dela! Pra quem gostar da Betty Milan, ela tb. tem um blog com clippings beeeem legais.
Voltando ao assunto, o que mais me chamou a atenção foi a citação dela sobre *Lacan.
No texto ela dizia o seguinte:

"Vira e mexe ouço alguém dizer: "Fulano(a) não me completa". Como se a completude existisse. Trata-se de um mito originário da Grécia que se perpetua no nosso imaginário. Segundo o mito, nos primórdios, a forma humana era uma esfera com quatro mãos, quatro pernas, duas cabeças e dois sexos. Os seres humanos se deslocavam para a frente e para trás e, ao correr, giravam sobre os oito membros. Seu orgulho e sua força eram tamanhos que, para enfraquecê-los, Zeus os cortou pela metade. Para os gregos, o corte deu origem ao amor, que junta as metades e de dois seres faz um.
Num dos seus seminários, Lacan retomou esse mito para ensinar que, na verdade, o amor é "o desejo impossível de ser um quando há dois". Noutras palavras, é o desejo impossível da completude, já que o desejo de um sujeito nunca coincide inteiramente com o do outro.


Gente, como eu nunca havia pensado nisso antes???? Ou seja, vivemos em busca do impossível! hahahaha...
Mas ai que ela nos lança uma luz:

"A coincidência que o amante pode celebrar é a da crença na liberdade do amado. Uma crença que se expressa assim: "Faça o que você deseja porque o seu desejo é o meu". Com ela, a relação se renova continuamente e se perpetua, torna-se possível. "

Ou seja, ame a pessoa por ela ser quem é, por ela te dar o amor que cabe a ela, da maneira que ela e entende o amor, com as palavras e jeito dela. Assim vc. terá a coincidência do amor a 2, o amor correspondido, amará e será mto amada!

Julia

*Jacques-Marie Émile Lacan foi um psicanalista Frances.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Primavera




Eba é primavera!
A Primavera é a estação que mais gosto! Ela vem em seguida do Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres. (fonte wikipédia. hehehe)
Ou seja, é a estação que nos preparamos para o calor das nossas merecidas férias na praia!
É qdo. começamos a colocar as malhas e o casacões que ocuparam a frente dos nossos closets pra tras e deixamos a mostras nossos casaquetes de algodão, nossas regatas e vestidinhos leves, floridos e de cores a la primavera beeem na frente!
Adoooro a primavera! Flores colorindo o cinza das ruas, mulheres de vestidinhos esvoaçantes e florais, o clima nem tão frio nem tão calor... tudo fica mais colorido na primavera! Uma pena que hoje, bem na entrada da primavera esteja esse dia chuvoso, esse dia tristonho com cara de segunda feira. Aaaaaaaf, saravá meu pai!
Para não desanimar nessa terça feira primaveril de 2009, resolvi postar uns trechos do livro de uma escritora que gosto muito: "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1".

Primavera

A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.

...Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

...Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul. Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra. Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume. E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.

...Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.

Cecília Meireles

Por que um blog?

Essa pergunta já me fiz algumas vezes: "Pq alguém decide fazer um blog? Em que hora do dia essa pessoa escreve no blog? Ela não trabalha? Tem tanto tempo livre assim p/ pesquisar, ler, escrever boas ideias, dar seu ponto de vista, dicas, listas e mais listas das 10 mais mais roupas, mulheres, bolsas, make up e assim vai...
Cheguei a uma conclusão hoje, qdo resolvi fazer meu próprio blog. É gostoso escrever o que a gente pensa, o que ta a fim, o que achou interessante, o que viu e não gostou, ou simplismente escrever nada! hahahahaha... Acho que blog é isso, filtrar o que temos a dizer e passar a idéia a diante. Seja ela qual for!
Eu acho divertido ler blog de pessoas com quem me identifico, pessoas que me inspiram algo, pessoas que dão boas dicas, que são divertidas, que estão sempre antenadas no que acontece no mundo.
Sou uma blogger addicted e me rendi ao mundo da informática hoje!
Não sou muito boa no quesito informática, mas vou tentar deixar tudo o mais "bunitinho" possível, cheio de boas noticias, dicas legais, ideias possíveis e um ponto de vista no mínimo divertido. E te digo mais, acho que vão sair coisas legais desse "projeto de blog"!!!!
Beiju