terça-feira, 20 de abril de 2010

O amor


Essa semana estou muito romântica! Motivo: faço um ano de casada dia 25 de Abril!!!! Nessa minha eterna busca pela definição do amor...hahahahaha, brincadeira!
Eu gosto muito de ler textos de filósofos, jornalistas, autores, falando sobre o amor, sobre a convivência entre 2 pessoas, sobre a busca do par perfeito, ou da sua cara metade. E coincidentementeli na VEJA dessa semana, um texto muito interessante da Betty Milan, escritora e psicanalista, que faz uma coluna semanal na veja chamada Consultório Sentimental, com o tema "A completude não existe".
Pra quem assina VEJA e gosta do assunto, tem que acompanhar a coluna dela! Pra quem gostar da Betty Milan, ela tb. tem um blog com clippings beeeem legais.
Voltando ao assunto, o que mais me chamou a atenção foi a citação dela sobre *Lacan.
No texto ela dizia o seguinte:

"Vira e mexe ouço alguém dizer: "Fulano(a) não me completa". Como se a completude existisse. Trata-se de um mito originário da Grécia que se perpetua no nosso imaginário. Segundo o mito, nos primórdios, a forma humana era uma esfera com quatro mãos, quatro pernas, duas cabeças e dois sexos. Os seres humanos se deslocavam para a frente e para trás e, ao correr, giravam sobre os oito membros. Seu orgulho e sua força eram tamanhos que, para enfraquecê-los, Zeus os cortou pela metade. Para os gregos, o corte deu origem ao amor, que junta as metades e de dois seres faz um.
Num dos seus seminários, Lacan retomou esse mito para ensinar que, na verdade, o amor é "o desejo impossível de ser um quando há dois". Noutras palavras, é o desejo impossível da completude, já que o desejo de um sujeito nunca coincide inteiramente com o do outro.


Gente, como eu nunca havia pensado nisso antes???? Ou seja, vivemos em busca do impossível! hahahaha...
Mas ai que ela nos lança uma luz:

"A coincidência que o amante pode celebrar é a da crença na liberdade do amado. Uma crença que se expressa assim: "Faça o que você deseja porque o seu desejo é o meu". Com ela, a relação se renova continuamente e se perpetua, torna-se possível. "

Ou seja, ame a pessoa por ela ser quem é, por ela te dar o amor que cabe a ela, da maneira que ela e entende o amor, com as palavras e jeito dela. Assim vc. terá a coincidência do amor a 2, o amor correspondido, amará e será mto amada!

Julia

*Jacques-Marie Émile Lacan foi um psicanalista Frances.

Um comentário: